O Mestre do Rosa

 No post anterior, de 22/12, "Rosa. A imortalidade e a vida", usei alguns trechos do discurso de Guimarães Rosa em sua posse na Academia Brasileira de Letras. 

Pois bem. A data da posse foi marcada para o dia em que seu amigo e ex-titular da Cadeira Número 2 da ABL, João Neves da Fontoura completaria 80 anos (se ainda estivesse vivo). O discurso foi todo em homenagem à memória de João Neves da Fontoura. Advogado, Jornalista, Escritor, Diplomata e Político. Mais que um "amigo" e ex-chefe no Itamaraty, Rosa teria em João Neves uma referência em termos morais, espirituais ou esotéricos. Seu Mestre, em resumo. 

"Barbacena, o nosso lugar geométrico" dá a entender que a cidade mineira e João Neves marcaram a iniciação de Rosa nos mistérios maçônicos.

Como já comentei no post anterior, me chamou a atenção, no discurso na ABL, Rosa citar o livro "Memórias", de João Neves da Fontoura, publicado no mesmo ano da morte do amigo: 1963.  "Direi, escreveu-o para o Juízo Final, como todo livro deveria ser escrito". 

Curioso, pesquisei na internet e consegui comprar em um sebo virtual (Traça Livraria e Sebo) este exemplar do livro,  que recebi hoje (foto acima). Apesar de ser um livro usado, não tem nenhum tipo de marca, parece que nunca nem foi manuseado. (Não. Me recuso a fazer qualquer comparação entre o estado de conservação do livro e de mim, já que ambos temos a mesma idade: 57 anos).

Fato é que já comecei a sua leitura. A participação de João Neves, vice-governador de Getúlio Vargas no RS e Deputado Federal (sim, na Velha República era assim, ele tinha os 2 cargos), líder do Partido Republicano, um dos articuladores da candidatura de Getúlio a sucessão de Washington Luis, que acabou culminando na Revolução de 1930, iniciando a "Era Vargas".

Alguns nomes de cidades, ruas, estradas, praças e avenidas, são personagens do livro. Getúlio Vargas, Washington Luis, Borges de Medeiros, Afonso Pena, Antônio Carlos, Oswaldo Aranha, Flores da Cunha, Francisco Morato, Otávio Mangabeira, Pedro Calmon, Júlio Prestes... enfim, um relato da história do Brasil.

Mas, confesso, meu interesse é conhecer mais sobre este personagem principal. João Neves da Fontoura. O próprio Rosa disse que Getúlio queria lançar a sua candidatura à Presidência da República, para sucedê-lo, mas ele recusou. Quem vocês conhecem que recusaria?

Descobrindo mais coisas interessantes sobre ele, prometo que contarei a vocês. Combinado?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comorbidades e Novo Normal

Tradição por tradição, qual a sua escolha?

Rosa. A imortalidade e a vida.