Anos e Arcanos
2020 está sendo um ano maluco. As pessoas estão confusas. O país está confuso. O mundo está confuso.
Racionalmente, não temos explicações. O que nos trouxe até aqui? Por quê passamos por todas estas turbulências? E, o mais preocupante, o que nos espera?
Então, vou tentar uma outro caminho. Pela intuição, pela tradição das imagens do tarot. Quem sabe? Já que estamos perdidos mesmo... se fizer algum sentido, será lucro.
Nesta minha hipótese, volto um pouquinho no tempo, para quando, aparentemente, "saímos dos trilhos".
2016,
ano do impeachment.
A soma de "O Julgamento" (20- O Arcano da Ressurreição) + "16- A Torre ou a Casa de Deus" (O Arcano da Libertação e da Construção).
Sim, através de um "julgamento" nos "livramos da Dilma". Lembram que o dólar ia baixar no dia seguinte?
Próximo momento importante foi aquele de "uma decisão muito difícil", segundo O Estadão. 2018 e as Eleições Presidenciais, em que venceu o candidato que dizia "matar 30 mil foi pouco, que tinha que matar muito mais".
2018,
eleições
Temos, de novo "20- O Julgamento" e "18 -A Lua". ( O Arcano da inteligência instintiva, dos ciclos vitais). Os "instintos" venceram. Vingança, ódio, "vamos acabar com tudo que eles fizeram, taokey?)
Então, chegamos a
2020.
Ano da Covid
Em um texto sobre tarot (http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_20_julgamento.asp ) diz sobre esta carta: "Num sentido geral, o simbolismo do Arcano XX refere-se à morte da alma, ao esquecimento da sua finalidade transcendente, no qual o homem pode cair: o sarcófago ou túmulo representaria as fraquezas e apetites carnais, e o anjo com a trombeta faz a convocação do espírito: a oportunidade pela qual desperta o anseio latente de ressurreição que se supõe adormecido em todo ser humano".
De qualquer forma, este foi um ano de perdas para todos nós. De famosos e não famosos, de conhecidos ou desconhecidos. Espero que, independente de crenças sobre ressurreição ou reencarnação, estejam bem.
Mas, para não parecer desesperançado (sim, a esperança é a última que morre e nós, eu e você, ainda estamos aqui, vivos), então vamos tentar especular o que poderia ser
2021.
Esperança?
Comentários
Postar um comentário