Natal do Pé de Galinha
Ontem li um artigo muito interessante sobre o "anti-petismo". Entre outras coisas, mostrava que o termo "petista" caberia a qualquer um que não defenda nem o patriarcado nem o Estado-Mínimo. Pode ser Psol, PC do B...(Aqui o link https://diplomatique.org.br/o-antipetismo-como-valor-simbolico-de-classe/ )
Diz mais. Afirma que a diferença fundamental entre a Direita e a Extrema-Direita são as pautas "morais". O neoliberalismo é o ponto em comum entre eles.
"O razoável – e aí concordam Amoedo, Bonner e Bolsonaro – é que o Estado seja fraco e os serviços essenciais, como saúde, trabalho e educação, passem para a mão da iniciativa privada. Não importa que a grande maioria da população não tenha acesso a nenhum desses bens, como o que ocorre em todo paraíso neoliberal: miséria, condições precárias de emprego e assistência médica praticamente inexistente".
E, o pior. Os partidos que representam a Direita e a Extrema Direita (PP, PSD, PSL, PL, Avante, MDB, PSDB, DEM, PROS, Cidadania, Podemos, Republicanos, PSC, Solidariedade, PV, Patriotas, Novo, DC, PMN, PTC, PMB e PRTB) elegeram mais de 80% dos vereadores em 2020.
A tal "despolitização da política", fez com que o "combate à corrupção" e as "pautas morais ou religiosas" ocupassem mais o discurso dos candidatos do que propostas realmente "políticas ou econômicas".
Óbvio que ninguém irá defender a corrupção. Mas, ela serviu como um guarda-chuva para notórios corruptos combaterem os partidos de esquerda. Vide o PP, o partido mais vitorioso nesta eleição. O partido de Paulo Maluf, maior envolvido no “mensalão” e na Lava Jato, passou de 495 prefeituras, em 2016, para 685, em 2020. Em números de vereadores, foi de 4.743 para 6.346 nessas eleições, um aumento de 34%.E, claro, ajudaram a entregar o pré-sal, privatizar, cortar direitos, verbas para educação, saúde, pesquisa, etc, etc...
Não é estranho? Se fizer qualquer pesquisa de opinião, os eleitores irão responder que querem mais saúde, educação, segurança, empregos, oportunidades, investimentos públicos... a maioria dos brasileiros é contrária as privatizações. Ou seja, espera um "Estado Provedor", não "Mínimo". Mas, então, porque raios elegem parlamentares que irão fazer justamente o contrário?
Hipótese. Estão sendo iludidos. Votam em quem irá tirar dos pobres e favorecer os ricos, aumentando a desigualdade social. (Vide o que aconteceu nos Governos Temer e Bolsonaro). Que no nosso caso é uma das maiores do mundo.
Saudade de ter churrasco todo fim de semana e poder comprar carro zero km? Claro, "a culpa é do PT", porque no tempo do Lula isso era normal. Mas, "ainda bem que tiramos os CorruPTos".
Neste ponto invejo a Venezuela. Não pelo brutal bloqueio econômico movido pelos EUA, mas por ser "um país dividido" e politizado, onde cada eleitor sabe exatamente o porquê de estar votando, seja eleitor da direita ou da esquerda.
Mas, viva os tempos de desemprego, recorde de desvalorização do Real, inflação dos alimentos e aumento de 10% nos combustíveis só nesta semana. Este será lembrado como o Natal da Covid e do pé de galinha nas ceias.
Boas Festas?
Comentários
Postar um comentário